Lido em: Novembro/2015
Autor: Sophie Kinsella
Editora: Galera Record
Categoria: YA - Young Adult
Páginas: 336

Avaliação

  







Sinopse
Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.

Resenha
Quando descobri o livro pensei que seria um pouco infantil, pois a personagem principal é uma garota de 14 anos e talvez isso me impedisse de acompanhar a história totalmente. Mas de infantil não tem nada! Foi uma surpresa enorme eu gostar tanto e isso me satisfez enormemente. Gente, que delícia de livro!
Nunca tinha lido nenhum livro da autora, só conheço "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom", mas posso dizer que À Procura de Audrey despertou uma curiosidade em relação aos outros, ainda mais com essa reviravolta que não esperava ao me encantar tanto com a história. É um tema profundo e que faz parte do nosso cotidiano mais do que podemos imaginar. E a autora consegue transformar tudo em algo leve e fácil de se ler. Eu considero isso um dom rs

Em À Procura de Audrey, a narrativa é toda feita em primeira pessoa pela protagonista, Audrey: uma garota de 14 anos que sofre de transtornos de ansiedade social e de episódios de depressão desde que viveu uma situação bem traumática na escola, há alguns meses. Por causa disso, precisou ser internada num hospital e agora vive em casa, esperando pelo momento que deverá encarar novamente o mundo real em sua nova escola. A história se passa, então, durante o tempo de sua recuperação em casa.

O livro conta com muitos momentos engraçados, não apenar pelos fatos em si, mas principalmente pela maneira como são contados. A própria família extremamente caótica de Audrey oferece uma diversão sem tamanho ao leitor, e ao mesmo tempo é extremamente cativante, assim como a própria Audrey. Acho que o grande acerto da autora, na minha opinião, foi conseguir mesclar tudo isso na história sem exagero ou superficialidade. Essa diversão quebra a tensão do tema e proporciona muita leveza, e mesmo assim, não anula a seriedade dos assuntos abordados muito menos a dificuldade sentida por Audrey em seu tratamento ou a maneira de como isso afeta toda a sua família. Ao mesmo tempo em que À Procura de Audrey é hilário, é também extremamente emocionante.

Acho que o único ponto que faltou foi saber o que aconteceu com a Audrey, o por quê dela ter ficado tão mal, o que as meninas da escola dela fizeram. Mas não acho que esse "mistério" tenha estragado a história. Faz até sentido, porque o próprio livro diz não devemos nos sentir obrigados a contar sobre tudo em nossa vida. E foi exatamente isso. Aconteceu algo péssimo, ela ficou muito mal, e nem por isso existe a necessidade de sabermos exatamente o que aconteceu. 

Resumindo, adorei a escrita da autora, gostei de como a história foi contada, com as partes da descrição dos vídeos que ela fazia, da escrita retratar exatamente o que a Audrey pensava (me senti conversando com ela!) e todos os personagens, cada um com sua personalidade distinta e mesmo assim tão semelhante. Muito divertido e envolvente. O livro oferece diversão, um romance fofo (mesmo que não seja o foco principal da história) e, ao mesmo tempo, chama a atenção para problemas como o bullying e as doenças psicológicas. É uma leitura envolvente e prazerosa, daquelas para se ler após um dia corrido para relaxar e se divertir. Vale muito a pena a quem se interessar!